Professores vão ser testados à Covid antes do início das aulas

0
718

O próximo ano letivo já está a ser pensado, com a evolução pandémica em mente.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje, dia 9 de agosto, que serão realizados testes de diagnóstico aos professores antes do início das aulas. “Queremos testar professores nas escolas, porque é muito importante para que se dê início ao ano letivo o mais normal possível e com a maior segurança possível”, afirmou.

António Lacerda Sales defende que “a testagem é uma arma enorme”, mas ainda não apontou datas ou outros pormenores sobre a realização dos testes aos professores.

“Esse tem sido um movimento e um esforço que temos feito sempre em conjunto com o setor da educação”, salientou, declarando que “tem sido a educação que tem liderado esse movimento, e muito bem”.

Do lado dos professores, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) defende uma campanha de testes serológicos aos docentes e funcionários, para que se avalie a redução ou não da imunidade dos vacinados.

Em declarações à agência Lusa, João Louceiro diz que “a Fenprof desde cedo que tem defendido a testagem e vacinação dos professores para garantir a continuidade do ensino presencial e se agora temos estudos que indicam que há uma redução da imunidade, a Fenprof só pode acompanhar a opinião dos cientistas”.

Foto de José Alberto Nogueira