O projeto ‘EU SOU DIGITAL’, que visa combater a iliteracia digital da população sénior, foi lançado em Vila do Conde esta sexta-feira, 29 de setembro. A cidade conta agora com dois centros de formação: a Biblioteca Municipal e o Centro de Atividades.
Através do projeto, é possível aprender a fazer uma pesquisa e navegar na Internet, criar um endereço de correio eletrónico e enviar emails, e também como criar uma conta numa rede social. A formação inclui também um módulo explicativo acerca dos cuidados a ter online.
A formação é dada por voluntários, através de tablets. Em Vila do Conde, já existem cerca de 20 mentores ativos. Normalmente, a formação dura 2 horas, porém é feita ao ritmo de cada formando.
De momento, em Portuga existem 255 centros EU SOU DIGITAL, sendo que o projeto conta também com parcerias com escolas, com o Ministério da Educação, com o IPDJ, com o Turismo de Portugal, com a Santa Casa da Misericórdia, com a GNR e com a PSP.
A inscrição para aprender a dar os primeiros passos na internet pode ser feita através do site eusoudigital.pt ou do contacto 800 210 397. Na cidade de Vila do Conde, o centro na Biblioteca Municipal estará a funcionar às segundas-feiras entre as 14h30 e as 16h30, e o Centro de Atividade de segunda a sexta-feira das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas. Para ser mentor, pode inscrever-se em eusoudigital.pt. Notícia desenvolvida na edição de 4 de outubro do MAIS/Semanário