Projeto de desagregação das freguesias é “uma grande vitória”, diz João Trocado

0
1445
Foto: João Trocado/Facebook

Na noite de segunda-feira, as Assembleias de Freguesia do concelho da Póvoa de Varzim onde há Uniões aprovaram a proposta de desagregação das mesmas. João Trocado, vereador eleito pelo Partido Socialista e que tinha defendido a questão durante a campanha autárquica, já reagiu ao projeto, na sua página de Facebook.

“As várias Assembleias de Freguesia do concelho da Póvoa de Varzim aprovaram hoje a desagregação das Uniões de Freguesia, iniciando um processo que ao longo de 2022 entregará nas mãos dos políticos a faculdade de devolver a Junta de Freguesia a cada uma das 12 freguesias do concelho”, escreveu.

A proposta, segundo o autarca, significa que “os eleitos de freguesia ouviram a voz do Povo”. A desagregação das Uniões foi “uma das principais prioridades e bandeiras políticas” do PS na campanha eleitoral, disse, “que defendemos com dedicação, muitas vezes sozinhos”.

Para João Trocado, “as deliberações de hoje são uma grande vitória que mostra a todos o poder da democracia: a valia do voto, o direito de escolha como forma de expressão da vontade popular”.

Nas Assembleias de Freguesia da Póvoa de Varzim/Beiriz/Argivai, Aver-o-Mar/Amorim/Terroso e Aguçadoura/Navais, a proposta foi aprovada por unanimidade, com apenas a exceção de Aver-o-Mar, onde houve duas abstenções.