Projeto elucida que a doença mental não tem de ser um ‘Bicho de Sete Cabeças’ (fotos)

    0
    1591

    O projeto de literacia em saúde mental ‘Bicho de Sete Cabeças’ está a percorrer o concelho da Póvoa de Varzim. Depois de apresentada em novembro do ano passado, a campanha, que surge de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, já passou por escolas, Juntas de Freguesia e Centros Ocupacionais. O MAIS/Semanário acompanhou uma das sessões do projeto, na Junta de Freguesia de Rates.

    Ainda não são 16 horas e as ‘alunas’ já chegaram quase todas. Esperam a ‘professora’, como lhe chamam, para aprender mais sobre doenças mentais. As cerca de 15 mulheres vão conversando, ao recordar as sessões passadas em que falaram sobre a depressão ou a doença de Alzheimer.

    Entretanto, a ‘professora’, a terapeuta ocupacional Ana Paula Soutelo, chega e começa a montar todo o material e equipamento necessário à sessão. Revela que, nesta quinta-feira, irão falar sobre a esquizofrenia – algumas participantes já ouviram falar da doença, outras mostram algumas dúvidas.

    É um exemplo dos temas abordados neste projeto. Ana Paula diz-nos que “o objetivo principal é promover a literacia ao nível da saúde mental. Se nós conseguirmos perceber melhor quais os sintomas e quais os sinais de alerta de cada uma das doenças mentais que nós abordamos no nosso projeto, melhor será o nosso prognóstico, mais fácil será o tratamento”.

    “Está comprovado cientificamente que se a literacia for maior, o nível de estigma será menor. Quanto mais nós percebemos, menos o estigma estará associado e, portanto, o projeto não só vem aumentar os níveis de literacia, como também quer diminuir o estigma. Se a pessoa tiver um conhecimento melhor, também irá tratar melhor o outro e perceber o que o outro está a passar”, completa.

    Este texto faz parte de um artigo publicado na semana passada no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).