A Junta de Freguesia da Estela acolhe esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, às 14h30 o arranque do projeto Envelhecer Ocupado com a iniciativa “Marca Ritmo”, este projeto está integrado no Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim (PAOITI).
A primeira atividade, “Marca Ritmo”, centra-se nos estímulos das capacidades cognitivas e motoras dos participantes. Através da utilização de músicas da época, a atividade trabalha a reminiscência, a memória musical e afetiva, bem como a perceção auditiva e a motricidade fina, promovendo simultaneamente a concentração, a atenção e momentos de interação social espontânea.
Dois dias depois, na sexta-feira, decorre a dinâmica “A contar é que a gente se entende”, dedicada ao treino do cálculo mental e a capacidade de concentração, incentivando ainda o convívio entre pares. O exercício destas competências, essenciais no quotidiano, será feito de forma dinâmica, com foco na destreza mental associada ao cálculo e à identificação de diferenças, frequentemente afetadas pelo uso das novas tecnologias.



