O pólo de Terroso do MAPADI acolheu, a sessão de encerramento do projeto Forma&nclui, na última terça-feira (10).
Este projeto, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR,I.P), tem como objetivo formar e sensibilizar para a promoção da independência e inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
O projeto chegou ao MAPADI em maio deste ano, e contou com 24 participantes abrangidos pela resposta social de Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) do MAPADI. Ao longo do tempo de execução foram desenvolvidas sete atividades, dais quais se destacam duas ações de sensibilização realizadas no início e no encerramento, direcionadas a pessoas com deficiência intelectual e seus familiares, e cinco oficinas práticas voltadas para a capacitação dos participantes.
O Projeto Forma&nclui tem como principal premissa a formação e o treino sistemático, que são ferramentas cruciais para promover igualdade de oportunidades e reforçar a inclusão social. Além de capacitar as pessoas com deficiência intelectual para uma vida mais independente, o projeto destacou também a renovação do compromisso das famílias e cuidadores em apoiar, de forma continuada, o desenvolvimento da autonomia e da independência dos seus entes queridos, reconhecendo a importância desse suporte para a melhoria da qualidade de vida.
O projeto sublinha o compromisso do MAPADI em trabalhar pela inclusão e pela criação de uma sociedade mais equitativa e acessível para todos.