Projeto IN-Póvoa está de volta para tornar praias poveiras mais acessíveis (fotos)

0
3288
Foto: José Alberto Nogueira

O projeto IN-Póvoa – Praia para todos está de regresso à Póvoa de Varzim. A iniciativa foi oficialmente aberta nesta quarta-feira, numa cerimónia realizada em Aguçadoura, freguesia para onde o projeto se expande neste ano.

A Praia de Paimó junta-se assim à Praia Verde, junto ao Náutico, na Póvoa, e à Praia da Fragosa, em Aver-o-Mar, no grupo de praias acessíveis do concelho da Póvoa de Varzim. Até ao final de agosto, voluntários do IN-Póvoa vão estar presentes nas três praias, de maneira a auxiliar pessoas com deficiência ou dificuldades motoras a ir até ao mar e banharem-se.

Segundo Sérgio Furtado, membro da direção do Instituto Maria da Paz Varzim, que organiza o projeto, a presença em mais uma praia constitui um “novo desafio”, mas cumpre o objetivo de sempre – tornar a “praia acessível”.

Fernando Rosa, presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, deixou clara a vontade de “que isto seja um sucesso, que não seja algo que se criou e acabou por morrer” e que “sejamos uma peça importante na inclusão da pessoa com deficiência”. Avançou ainda que o próximo passo será alargar o projeto até à freguesia da Estela.

Da parte da capitania do porto, o comandante Bruno Teles frisou que “é de louvar esta iniciativa que decorre desde 2016 para proporcionar àqueles cidadãos que tem dificuldade de mobilidade o acesso à nossa praia, uma praia que se quer de todos, que é fantástica”.

Também Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esteve presente na abertura do projeto, na qual afirmou que “iniciativas como esta fazem a diferença”. Ressalvando o trabalho dos voluntários, garantiu a criação de “condições para que projeto se expanda e tenha visibilidade”.

A ficha de inscrição para ser voluntário no projeto IN-Póvoa pode ser consultada aqui. Na mesma ficha, estão disponíveis os horários para cada praia na edição de 2022.