A Junta de Freguesia de Vila do Conde, na figura do presidente Isaac Braga, e o Movimento Lírio Azul, representado pela presidente Odete Costa, assinaram, na quinta-feira, o protocolo do projeto ‘Miúdos que Salvam’. O projeto tem como objetivo transmitir conhecimento às crianças e adolescentes, para que estes sejam capazes de realizar os primeiros socorros numa situação de emergência.
Para além destas duas entidades promotoras, o protocolo foi também assinado pela Fundação Portuguesa ‘A Comunidade Contra a SIDA’, através da presidente Filomena Aguiar, e pela Associação Portuguesa de Criminologia, através do presidente Miguel Silva, como entidades parceiras.
‘Miúdos que Salvam’ visa educar crianças e jovens para as atitudes a tomar numa situação de emergência de saúde, como por exemplo uma paragem cardiorrespiratória ou um engasgamento. De acordo com as informações transmitidas na cerimónia, “se a vítima for reconhecida em menos de um minuto, pode ser salva em 90% dos casos”, pelo que é importante todos saberem o que fazer.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).