As cidades da Póvoa de Varzim, Portugal, e A Guarda, Espanha, assinaram na quarta-feira um protocolo de cooperação, com vista a iniciar um processo de geminação. À margem da inauguração da obra de prolongamento da Via B, o presidente da Câmara Municipal poveira, Aires Pereira, afirmou que a ligação entre as duas cidades é “natural”.
“Os pescadores poveiros muitas vezes ficaram no porto de A Guarda por questões de segurança, e até há em Santa Tecla uma capela de devoção com as portas com as siglas poveiras, executadas pelos nossos pescadores”, sublinhou.
Na presença de representantes da cidade espanhola, chegados através da via marítima, o autarca referiu que “é com enorme satisfação que os temos aqui, tal e qual muitas vezes como o saudoso Manuel Lopes rumamos até ao porto de A Guarda na nossa Lancha Poveira”.
A futura geminação das duas cidades foi anunciada em março, em reunião do executivo camarário da Póvoa de Varzim. Com esta geminação, A Guarda junta-se às outras três cidades ‘irmãs’ da Póvoa de Varzim: Montgeron, em França, Eschborn, na Alemanha, e Zabbar, em Malta.