A freguesia de S. Pedro de Rates e o concelho de Triacastela assinaram, no passado sábado (23), o protocolo de geminação entre as duas localidades numa cerimónia realizada na cidade galega, em Espanha. Lembre-se que, em novembro de 2022, Rates e Triacastela já tinham assinado um protocolo com a mesma finalidade, mas dessa vez na freguesia poveira.
Formalizado com as assinaturas de Paulo João Silva, presidente da Junta de Freguesia de Rates, e de Maria Olga Iglesias Frontal, ‘alcaldesa’ do concelho de Triacastela, o protocolo é idêntico ao já assinado em Rates; contudo, enquanto o documento assinado em Rates descrevia 12 objetivos, o agora formalizado contém 13 pontos de acordo.
Os pontos indicam que ambas as localidades se propõem a “manter relações de amizade, de união e de fraternal irmandade”, a “apoiar a organização de encontros culturais e artísticos que resultem na formação integral das suas comunidades”, e a “possibilitar o intercâmbio de experiências, de iniciativas e de soluções para os seus problemas comuns”.
Descrevem ainda a prestação do “máximo apoio e colaboração” entre as localidades, colaborando para “fortalecer relações fundadas na igualdade, na paz e na prosperidade”.
O protocolo indica ainda o compromisso de Rates e Triacastela em “estabelecer relações e atividades que valorizem” as rotas Jacobeias que passam por ambas as localidades, e em fomentar mutuamente o “rico património cultural jacobeu de ambos os territórios”.
Relativamente ao compromisso de geminação em si, o protocolo determina também que será colocado, quer em Rates quer em Triacastela, um painel alusivo à irmandade, que os dois territórios irão atribuir o nome da povoação geminada a uma via pública.
Notícia desenvolvida na edição de 4 de outubro do MAIS/Semanário