PSD de Vila do Conde apresenta candidatos às freguesias de Azurara e Árvore (vídeo)

0
1735

Foram apresentados na terça-feira os candidatos do PSD às juntas de freguesia de Azurara e Árvore para as próximas eleições autárquicas em Vila do Conde.

No caso de Azurara o nome escolhido é Paulo Castelo, 49 anos, empresário da área da eletricidade.

Durante a conferência de imprensa foi referido o diagnóstico da realidade da freguesia onde se destacaram as oportunidades perdidas ou os projetos adiados que têm vindo a implicar um atraso sucessivo no desenvolvimento e afirmação desta comunidade no concelho e no panorama distrital.

Foram elencadas as prioridades da candidatura, nomeadamente a reconversão do equipamento público conhecido por ‘ringue da Azurara’ que hoje se encontra sem utilização útil e oportuna para a freguesia e a concordância com um projeto a ser apresentado pela candidatura à Câmara e que se traduzirá numa solução de inovação desportiva e cultural.

Por outro lado, foram destacadas as medidas de intervenção política que irão visar consolidar o tecido empresarial da freguesia assim como procurar o crescimento da iniciativa privada visando aproveitar as potencialidades do território e sua localização estratégica. Desde o turismo, com a rota dos Caminhos de Santiago, passando pela potenciação do rio e mar terminando com a fixação de microempresas amigas do ambiente prevê esta candidatura incutir um ritmo ímpar no desenvolvimento da freguesia.

Arquiteto de 49 anos na corrida pela Junta de Árvore

Na corrida pela Junta de Árvore está Fernando Soares, arquiteto de 49 anos.

O candidato apresentou as suas motivações pessoais para o projeto de liderança que deseja executar no próximo mandato. Falou em “responsabilidade” por Árvore ser a segunda maior freguesia do concelho e muito haver para fazer, na área social, desportiva, cultural, educação e urbanismo. E expressou a sua “motivação” em poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos arvorense. Está também com “doses reforçadas de energia” porque está com uma equipa que é “dinâmica e séria”.

Em relação ao futuro assumiu o desafio de contribuir e executar um bom planeamento urbano registando uma preocupação clara com a mobilidade na freguesia assim como o acompanhamento claro das condições de limpeza dos arruamentos e sarjetas de modo a gerar condições ótimas de saúde pública.

Também declarou a sua preocupação com a ausência de equipamentos públicos na área social, na saúde, no desporto e na cultura indicando desde já uma resposta a ser dada nos próximos dias sobre a solução encontrada em coordenação com a equipa candidata à Câmara.

Nas competências dentro da área social assumiu o compromisso de criação de uma loja social, e a criação de um centro de dia e de apoio domiciliário para idosos, recorrendo à experiência das associações da freguesia que já desenvolvem algum trabalho nesta área. Na área da Saúde encetou o início de uma reclamação da comunidade e que passa pela criação de um Posto Médico e de Enfermagem permanente a instalar num dos edifícios sob responsabilidade da Junta de Freguesia.

No que concerne à economia local é do entendimento do candidato que o turismo é indissociável à realidade da freguesia havendo clara necessidade de serem criadas medidas ao alcance das competências da junta de freguesia. Com isto mais do que criar novas oportunidades haverá um sentido de missão visando apoiar as mais de 300 empresas da freguesia que vivem dias difíceis perante o cenário de crise que afeta Portugal.