O PSD/Vila do Conde lançou na terça-feira um comunicado no qual critica a “situação de abandono e degradação” em que se encontra a Espinheira, local que necessita de “uma urgente intervenção”. Na nota, o partido acusa a Junta de Freguesia da Junqueira de “inoperância e desprezo” para com o local, algo que diz “incompreensível”.
O comunicado surge depois de uma visita pelo PSD à freguesia da Junqueira, com os eleitos pelo partido na Assembleia da Freguesia.
Os sociais-democratas lembram que, em junho de 2022, propuseram a requalificação da Espinheira, proposta essa “que visava que a Junta de Freguesia da Junqueira promovesse várias ações no âmbito das suas competências ou diligenciasse junto das entidades competentes para o efeito, caso não fosse da sua esfera de competências”. No entanto, a proposta foi chumbada pelo PS.
O PSD visitou também as obras de requalificação da Rua Central, agora a finalizar. “Os social-democratas denunciam que o coletor de saneamento está a ser descarregado no coletor de águas pluviais, o que significa que a descarga está a ser realizada para a linha de água a céu aberto”, lê-se no comunicado, que denuncia ainda “um cheiro nauseabundo de esgotos” e a “falta de cuidado no acompanhamento da execução das obras, não permitindo a normal circulação dos transeuntes no passeio” da rua.
Considera ainda “miserável” o estado do acesso à rua da Chantada, criticando o executivo socialista pela “incapacidade de dar soluções face ao notório desleixo a que aqueles moradores estão sujeitos”. O PSD acusa ainda o PS de “incapacidade” pela “ocupação do campo de futebol como estaleiro das obras de requalificação” e pela “deterioração do ringue” que “põe em causa a prática desportiva dos Junqueirenses”.
Finalmente, o comunicado assinado por Luísa Maia refere a “inexistência de pavimento betuminoso definitivo completo ao longo da Travessa do Casal Maria”, lamentando que “não haja eleições autárquicas proximamente para ser verificada a reabilitação do resto da rua”.