A expressão “vestir a camisola” serve, por norma, para ilustrar o empenho de alguém que encarna à letra o espírito de determinada equipa, sendo particularmente usada no âmbito desportivo. Para além disso, quando transporta para o mundo das empresas e organizações, a expressão tem duplo sentido: é que as fardas tanto ajudam a fazer com quem determinado colaborador se identifique com a empresa para a qual trabalha, mas também ajudam a identificar a empresa através da indumentária que o colaborador está a usar. As vantagens são claras. Vejamos algumas:
Marketing e impressão
Dizem que as primeiras impressões são as que ficam. Por isso, ter uma farda a equipar os seus colaboradores é essencial, independentemente do seu setor de negócios. Cores, padrões, logotipo, corte – tudo pode transmitir a identidade visual da sua empresa através de uma farda. Uma indumentária cuidada com os motivos da empresa é sinónimo de qualidade, organização e eficiência. Por isso, neste campo podem-se ganhar importantes pontos de marketing, seja no local de trabalho, ou nas deslocações para o mesmo, com uma farda a passear pela cidade anunciando implicitamente, mas de forma convincente, os seus serviços.
Qualidade
É claro que não basta ter uma farda qualquer. Apostar na qualidade da farda é importante, até porque é esse conjunto que vai ser avaliado como representação da empresa. A DAUTI tem fardas personalizadas para os mais variados contextos profissionais. Não deixe de escolher um bom fornecedor, que seja capaz de aferir o espírito da sua empresa, transpondo-o para a produção de fardas personalizadas representativas do mesmo.
Motivação
As fardas personalizadas com as “cores” da empresa ajudam não só um funcionário a ser identificado como colaborador de determinada empresa, como o mesmo a identificar-se com a empresa. As fardas personalizadas inspiram o sentimento de pertença à equipa, integrando os colaboradores e fomentando o espírito de equipa. Como sabemos, a motivação está diretamente relacionada com maior produtividade e valorização do ambiente de trabalho.
Formalidade e segurança
Certos trabalhos requerem que os funcionários sejam rapidamente identificados, o que só pode acontecer através das fardas personalizadas. Para outros, as fardas personalizadas podem ser usadas para, por exemplo, garantir a segurança no trabalho.
Fardas personalizadas: as vantagens
– Reforço da identidade da empresa;
– Aumenta cumprimento das regras e organização;
– Motivação para os colaboradores;
– Fortalece espírito de empresa e de equipa;
– Transmite imagem corporativa moderna;
– Mais segurança e conforto para os colaboradores;
– Distinção face à concorrência
Dica profissional: como escolher fardas personalizadas
Se já decidiu equipar os seus colaboradores com fardas personalizadas, precisa apenas de saber como escolher essas fardas. Partilhamos algumas dicas úteis para o ajudar a escolher.
Em primeiro lugar, pense na qualidade. Tecidos de qualidade mostram não só que tem bom gosto, como deixam o colaborador confortável com o que veste – o que também é muito importante.
Os tamanhos são outra questão relevante. Não escolha tamanhos demasiado pequenos ou grandes, porque tanto a nível de conforto como de look, este pode ser um pormenor importante.
Relativamente às cores, escolha cores neutras e detalhes personalizados numa farda de uma empresa corporativa
Espalhe a palavra
É altura de espalhar a palavra pelos seus colaboradores. Nessa comunicação, reforce as vantagens que a padronização traz para as tarefas do dia a dia no trabalho. Partilhe a ideia de que usar fardas personalizadas é uma forma de apresentação pessoal – e da empresa –importante para o crescimento e valorização pessoal. Dê conselhos aos seus colaboradores sobre o uso e manutenção da farda. Para além disso, invista em formação sobre comportamento no ambiente de trabalho, cuidados de aparência e postura profissional. Não basta vestir uma farda personalizada para se poder automaticamente representar a empresa.
De tudo isto só podem resultar benefícios para a sua empresa e para os seus colaboradores. As fardas personalizadas conferem credibilidade e reforçam a identidade da empresa na relação com o mercado e com os seus clientes. São um investimento com retorno, não só a nível de marketing como na perspetiva de serem uma ferramenta de motivação para os colaboradores. Se a nível de marketing revelam atenção e cuidado no serviço ao cliente através da apresentação, a motivação para os colaboradores traduz-se em espírito de equipa e de empresa. Uma equipa unida, em torno da identidade da empresa, é uma equipa com mais possibilidades de vencer. E como em tantos jogos, basta começar por vestir a camisola.