A 4ª edição da ‘montra’ – mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional de Vila do Conde tem início já nesta sexta-feira, dia 3 de novembro. O primeiro fim de semana do evento conta com cinco exposições, uma visita guiada, uma conversa e duas performances, todas com acesso livre e gratuito.
A primeira intervenção tem lugar n’O Pátio Café, às 19h30 de hoje: aí, Hilda de Paulo e Tales Frey apresentam a performance ‘Ocupação Cia Excessos’, que tem o corpo e o vestuário como centralidade discursiva.
Amanhã, sábado (4), arrancam as mostras, com uma visita guiada por todo o itinerário expositivo. A visita vai começar às 15h30 na Galeria by Edmundo, com ‘Blaring Hex of Care’, seguindo-se ‘Corta e Cola Existencial’ de Helena Rocio Janeiro, no Bosque Concept Store, ‘Aqui do Outro Lado’ do vilacondense Francisco Laranjeira, nas Mercearias Torres, e ‘Miragem’ do poveiro Luís Silva, na Sapataria S. João.
O trajeto acaba na São João Gallery, pelas 19 horas, com uma conversa em torno da coletiva de fotografia ‘Recomeçar’, projeto da The Cave Photography com os Encontros da Imagem de Braga.
A fechar o fim de semana, no domingo (5) pelas 18 horas, a performance resultante da residência artística ‘Nortear’, uma das grandes apostas do programa deste ano, promovendo o estudo e representação da paisagem e cultura visual e sonora do território das Caxinas. A apresentação tem lugar no Mercado das Caxinas.
O programa completo da 4ª ‘montra’ pode ser consultado aqui.