Quase todo Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor

0
804

Quase todos os distritos de Portugal continental, incluindo o distrito do Porto, estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente. De acordo com a informação adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso meteorológico no distrito do Porto alarga-se até, pelo menos, quinta-feira (31).

Na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a previsão até quinta-feira é de temperaturas máximas nunca inferiores a 27ºC. Na sexta-feira, 1 de agosto, a temperatura máxima baixa ligeiramente para os 25ºC, mas volta a aumentar gradualmente nos dias seguintes, atingindo 31ºC na segunda-feira da próxima semana.

O IPMA alerta também que o índice ultravioleta está muito elevado, pelo que é recomendável utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar, e evitar a exposição das crianças ao sol.

Lembre-se que, na semana passada, o IPMA lançou um comunicado no qual informava que o aumento das temperaturas seria causado pela deslocação de um anticiclone. “O anticiclone localizado a sudoeste da região dos Açores se desloque gradualmente para leste/nordeste, intensificando e estendendo-se gradualmente em crista para o Golfo da Biscaia a partir de dia 24, e eventualmente para a Europa Central a partir de dia 25 ou 26”, lia-se na nota.

Este fenómeno, “em conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental o transporte de massas de ar quente e seco provenientes do interior da Península Ibérica, que a partir de dia 26 tendem a afetar igualmente o arquipélago da Madeira”, acrescenta.