Rancho Folclórico de Rates celebra 52 anos a representar a tradição local

0
1750
Foto: CMPV

O Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates comemorou, no sábado, o seu 52º aniversário com um convívio. O encontro juntou dezenas de pessoas, entre antigos e atuais componentes e a população ratense, na sede da coletividade.

Na celebração, a atual direção do rancho, liderada por José Matias há 27 anos, aproveitou a ocasião para homenagear os antigos presidentes, alguns já falecidos.

Andrea Silva, vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, elogiou as iniciativas do Rancho de Rates, como o Festival do Folclore, que este ano realizou a sua 28ª edição.

Salientando a “carreira internacional” do grupo, que já atuou em países como a Suíça, Bélgica, Alemanha e França, a vereadora reconheceu a “lacuna” que tem existido na “questão do transporte”, que classificou como “sempre fundamental” para estas deslocações, e prometeu que, “passada a pandemia”, “todos os encontros que começarão a acontecer terão o apoio da Câmara Municipal”.

O Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates foi fundado em 1970, e atualmente está sob a alçada da Associação de Amizade de S. Pedro de Rates. O convívio realizado no sábado serviu como encerramento das celebrações dos 50 anos do grupo, iniciadas em 2020 mas travadas pela pandemia. Este ano, em julho, o grupo recebeu a Medalha de Ouro da Junta de Freguesia.