A Associação Cultural e Recreativa do Rancho das Rendilheiras do Monte está a preparar uma viagem ao Brasil em 2025, exatamente 25 anos desde a última deslocação do grupo ao país. A informação foi avançada pela própria associação, na sua página de Facebook.
O assunto surgiu dada a visita de Paula Azevedo, bailarina e diretora de uma escola de dança em Olinda, cidade brasileira geminada com Vila do Conde, à sede do Rancho do Monte.
A associação vilacondense lembra que, “há precisos 23 anos, o Rancho das Rendilheiras do Monte viajava até ao Brasil, mais propriamente ao estado de Pernambuco”. Durante a viagem, “Olinda foi por quinze dias o ‘quartel-general’ das gentes do Monte, onde [puderam] contar com o apoio dos elementos da escola de dança Criart Cia de Dança”, que Paula Azevedo dirige.
“Desde então, não mais se perdeu o contacto e esses laços serão reforçados com a ida do Rancho do Monte ao Brasil, em 2025”, diz o Rancho do Monte.
Ao regressar ao Brasil, Paula Azevedo vai reunir com o prefeito de Olinda para a deslocação do Rancho do Monte à cidade. Por Vila do Conde, o presidente da associação, Carlos Ponte, vai reunir com o presidente da Câmara, Vítor Costa, tendo como ponto de discussão a mesma viagem.