Redução da fatura da água em Vila do Conde pode chegar em dezembro

0
1932

A Câmara Municipal de Vila do Conde enviou nesta terça-feira um comunicado no qual afirma que “tudo fará” para que a redução no preço da água anunciada em junho “possa já ter efeito” no mês de dezembro.

De acordo com a autarquia, para que o acordo entre o Município de Vila do Conde e a concessionária de distribuição da água Indaqua pudesse entrar em vigor, “era obrigatório o parecer, não vinculativo, da Entidade Reguladora de Serviços Águas e Resíduos”. No entanto, “esta entidade esgotou todos os prazos estipulados por Lei para o emitir, acabando por daí resultar, a sua aceitação tácita”.

Notando a “urgência em concretizar os termos do acordo estabelecido”, a Câmara refere que o edil Vítor Costa “decidiu avançar com a apresentação de uma proposta em reunião de Executivo Municipal, que se realizará na próxima quinta-feira, seguindo-se a convocação de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal, no mês de novembro, para o mesmo efeito”.

Desta forma, “obtidas as aprovações que se esperam”, a autarquia diz que “tudo fará, em conjunto com a concessionária, para que se agilizem rapidamente todos os procedimentos, a fim de que esta redução possa já ter efeito no último mês do ano corrente”.

Lembre-se que o acordo entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Indaqua, revelado pelo presidente da Câmara a 15 de junho, prevê uma redução no preço da água de até 35% para cerca de 33 mil consumidores domésticos do concelho, entre outras medidas. Em contrapartida, a concessão será prolongada por mais 10 anos, vigorando agora até 2058, a Câmara abdica de receber rendas da Indaqua no valor de 20 mil euros por mês e passa a pagar a água utilizada na rega dos espaços verdes da cidade.