O Governo avançou com o “dever cívico de recolhimento domiciliário” em 121 concelhos, entre os quais estão os da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, concelhos onde se verificam 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, disse o primeiro-ministro António Costa, após um Conselho de Ministros que decorreu ao longo do dia deste sábado.
“A cada 15 dias será revisto a decisão”, adiantou António Costa, em que podem ser retirados ou incluídos novos concelhos de acordo com o seu comportamento relativamente a novas infeções. Nos 121 concelhos estão em causa estão 7,1 milhões de portugueses.
Algumas das medidas anunciadas pelo Governo e que abrangem também a região:
Dever cívico de recolhimento; Eventos limitados a 5 pessoas; Utilização ao máximo possível do teletrabalho; Desfasamento de horários em trabalho; Comércio tem de encerrar até às 22h e os restaurantes têm que encerrar até às 22h30.
As feiras locais nas cidades e freguesias estão proibidas. Estas são algumas das medidas anunciadas por António Costa, primeiro-ministro, este sábado.
As medidas entram em vigor a 4 de novembro, próxima quarta-feira, e serão revistas a cada 15 dias.
O Conselho de Ministros renovou a situação de calamidade em todo o território nacional continental, das 00.00 horas do dia 4 de novembro de 2020 até às 23.59 horas do dia 15 de novembro de 2020.