A Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEPV) promoveu, na sexta-feira, uma reunião aberta subordinada ao tema ‘Início do ano letivo: Um Novo Paradigma de Proximidade’. Esta Reunião Aberta da FAPEEPV foi endereçada a toda a comunidade educativa e contou com a participação de autarcas, direções e conselhos gerais das escolas e agrupamentos.
O vereador da Educação e vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que abriu a sessão, voltou a defender que a descentralização e transferência de competências no setor da Educação têm de ser “acompanhadas pelo respetivo envelope financeiro que as deveria suportar, o que causa transtornos de gestão, mas assegurando também que nas escolas nada faltará, pois na sua visão”, avança a FAPEEPV.
Já Jorge Ascenção, representante dos Pais no Conselho Nacional de Educação, afirmou que “a educação é a construção de um ser humano. Não se faz de costas voltadas. A escola e a família devem andar a par”, pelo que “reforçou a necessidade de uma intervenção organizada por parte dos pais, através do Movimento Associativo Parental, frisando a importância das Associações de Pais enquanto responsáveis pela representação efetiva dos pais nos respetivos estabelecimentos de ensino e da Federação enquanto representante dos Pais e Encarregados de Educação de todo o Concelho”.
Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, fechou a sessão, numa intervenção que incidiu sobre a “importância da união e do trabalho em parceria entre toda a comunidade com o objetivo supremo de criarmos crianças e jovens felizes”.
Terminada a reunião, a FAPEEPV prometeu para “muito breve” ações de capacitação com o apoio da Confederação Nacional. Foto José Alberto Nogueira.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).