A Póvoa de Varzim vai receber 450 mil euros, ao abrigo do programa europeu Horizon Europe, para mitigar as cheias na zona do rio Alto, na Estela, causadas pelas alterações climáticas. Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito de um consórcio liderado pela Universidade Politécnica de Milão que inclui 23 entidades, das quais três autarquias.
Para além da Póvoa de Varzim, fazem parte da parceria a cidade de Cesena, Itália, e a cidade de Christchurch, Nova Zelândia. O programa-quadro de investigação e inovação Horizon Europe está assente em três pilares – excelência científica (I), desafios globais e competitividade industrial europeia (II), e Europa inovadora (III). Em 2023, a Nova Zelândia aderiu ao Programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa, o que permite a investigadores e organizações do país participar no pilar II do Horizon.
As três cidades funcionarão como municípios-teste de soluções técnicas de resiliência climática. Se as soluções implementadas nestas cidades forem bem-sucedidas, deverão ser replicadas em outras zonas da Europa. O consórcio será apresentado em Milão, na próxima semana.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).