Risco de cheias na Póvoa: Câmara vigia várias ruas e pode condicionar trânsito

0
640

Ruas em vigilâncias e trânsito condicionado, anunciou na noite de domingo a Câmara da Póvoa de Varzim, face às previsões de chuva intensa para toda a semana até 8 de fevereiro. O município ativou o Plano Prévio de Intervenção em Cheias e Inundações com medidas reforçadas no terreno.

A decisão resulta da gravidade das condições meteorológicas previstas, com possibilidade de inundações rápidas e dificuldades de drenagem em várias zonas urbanas do concelho. O município colocou no terreno duas equipas do SMPC e duas equipas da Polícia Municipal, que estão a acompanhar continuamente as áreas com maior probabilidade de acumulação de água. As vias mais vigiadas são: Rua do Coronel Oudinott; Rua dos Ferreiros; Rua de Trás-os-Quintais; Rua 31 de Janeiro; Rua do Século; Rua Joaquim Martins da Costa; Rua da Junqueira; Avenida Gomes de Amorim e Largo Elísio da Nova.

Perante a possibilidade de agravamento das condições meteorológicas, a Proteção Civil poderá implementar condicionamentos de trânsito na Rua do Século
Circulação, mantendo-se aberta apenas para acesso à Escola do Século, como também Rua Gomes de Amorim, entre as Ruas de Serzins e Direita, próximo do restaurante Marinheiro. Além disso, poderá ser decidido o encerramento do acesso rodoviário ao Bairro Sul, caso o nível da água ou o impacto das marés assim o exija.

Além das equipas de vigilância, a autarquia mantém: Duas equipas de apoio à população distribuídas pelas freguesias, acessíveis através do Número Verde 800 272 625, para situações de emergência; quatro equipas de prevenção, mobilizáveis em até 30 minutos, prontas para intervir perante qualquer ocorrência e a articulação permanente com os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, para evitar duplicação de meios e garantindo resposta coordenada. Foto de arquivo das cheias no Bairro Sul, em dezembro de 2023.