Jorge Casanova, cirurgião cardiovascular pediátrico do Hospital de São João no Porto, foi homenageado pelo Rotary Club da Póvoa como Profissional do Ano 2020/2021, pelo seu sentido humanitário e de solidariedade ao longo da sua atividade profissional, com relevo nas cirurgias realizadas na Faixa de Gaza, em Ramallah, na Palestina.
Formado pela Faculdade de Medicina do Porto, o médico natural da Póvoa de Varzim integrou em 2018 uma missão luso/espanhola, com médicos e enfermeiros do Centro Hospitalar São João (CHSJ) e do Hospital da Corunha, em Espanha, para apoiar o Hospital al Kuwaiti, em Ramallah, na Palestina, na área dos cuidados peri-operatórios cardíacos a crianças.
Na apresentação do homenageado, Teresa Castro Lopes, presidente do Rotary da Póvoa, sublinhou que Jorge Casanova “é uma pessoa de bom coração, com um percurso distinto nos estudos e profissão”, e apontou o seu lado de altruísmo na ajuda ao próximo.
Já o galardoado Jorge Casanova, agradeceu a distinção, mas enalteceu que o que foi conseguido só foi possível graças “à total colaboração dos seus colegas”. Através de imagens, o médico poveiro salientou que a equipa de Cirurgia Cardiovascular luso-espanhola operou crianças a necessitar de cuidados por parte de especialistas.
“Parte do compromisso das nossas missões na Palestina, é capacitar os médicos locais de técnicas e procedimentos desconhecidos que ajudam a fortalecer a saúde pública na palestina”, disse na altura da missão o médico poveiro.
Jorge Casanova, 1º da esquerda na foto principal. Fotos de José alberto Nogueira