O ciclista, natural de Aguçadoura, foi um dos protagonistas da etapa deste sábado, realizada na zona montanhosa dos Alpes, entre Oyonnax e Le Grand-Bornand, na distância de 150,8 quilómetros. Rui Costa chegou a estar na cabeça do pelotão a impor o ritmo da tirada.
Esta foi a forma de Rui Costa ajudar o seu colega de equipa da UAE Emirates, para que o esloveno Tajed Pogacar envergue a partir de hoje a camisola amarela, após cumprir a 8ª etapa da Volta a França.
O colega de Rui Costa deu nesta etapa, que contou com muita chuva, uma grande demonstração de força e já tem 1m e 48s sobre o segundo classificado.
Quanto a Rui Costa e depois de ter feito uma boa parte da etapa na frente do pelotão, viria a sofrer o desgaste da dura etapa e terminou a mesma no 85º lugar a 34m46s do vencedor. O ciclista poveiro está no 111º posto a 1h03m48s do seu colega de equipa.
Para a etapa deste domingo, num percurso a realizar em plena montanha dos Alpes, certamente veremos Rui Costa na frente do pelotão a defender a liderança do camisola amarela.