O ciclista aguçadourense venceu, este domingo, o contrarrelógio em Anadia, na prova de reabertura do ciclismo português, depois de vários meses de suspensão devido à pandemia de covid-19.
Com a camisola da UAE Emirates, Rui Costa percorreu os 22 quilómetros da prova em 28.10 minutos, que começou no Velódromo de Sangalhos.
Aos 33 anos, o campeão do Mundo de 2013, disse após esta vitória que “foi um bom regresso depois de quase quatro meses confinados. Poder estar de volta à estrada em Portugal é muito bom, porque, após a Volta ao Algarve, não planeara estar aqui neste momento. Foi uma prova muito bem organizada. Os riscos foram zero. Toda a organização esteve impecável e merece os parabéns pelo excelente trabalho”, disse Rui Costa.
O ciclista poveiro explicou que “o percurso foi bastante rápido, com algumas partes seletivas. O vento fez-se sentir – lateral ou contra – na fase central do contrarrelógio. Tanto a parte inicial como a última foram muito rápidas. Foi um bom teste. As sensações foram boas, mas ainda preciso de trabalho para alcançar os valores necessários para o regresso ao WorldTour”.
Quanto às próximas competições, Rui Costa divulgou que a partir de agosto. “o plano é muito intenso” com presenças no Strade Bianche, Volta à Polónia, Campeonatos Nacionais, Bretagne Classic, GP Plouay, GP Québec, GP Montréal, Campeonato do Mundo, Fléche Wallonne, Liège-Bastogne-Liège, Amstel Gold Race e Volta a Espanha, e por isso “vai ser preciso gerir bem os esforços” reforçou o ciclista.