Rui Moreira discute TAP, educação e Associação de Municípios em debate na Póvoa (fotos)

0
933

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, esteve na Póvoa de Varzim na noite de quinta-feira para o debate ‘Vamos falar sobre Regionalização – Póvoa Talks’, com o homónimo poveiro, Aires Pereira.

Na sessão, moderada pelo poveiro André Tavares Moreira, o autarca povoense abordou, entre outros temas como a Educação, a situação da TAP no Aeroporto do Porto. Segundo Rui Moreira, “se a TAP não vem ao Porto, nós temos de fazer valer de outras rotas, de outros destinos”, completando “se a estratégia da TAP não passa pelo Porto, ou bem que fechamos o aeroporto ou temos de arranjar outras soluções” como a espanhola Iberia.

“Se as companhias que não são lowcost, como a British Airways, a KLM, Air France ou a Iberia, acham que as rotas deles para o Porto são rentáveis, e a TAP acha que não são rentáveis, provavelmente o cálculo de custo é diferente”, afirmou. No entanto, sublinhou que não é da competência da Câmara Municipal do Porto estabelecer os contactos com as companhias: “podemos auxiliar, mas não é mais do que isso”.

Aos jornalistas, Rui Moreira falou ainda sobre a intenção de vários municípios da Área Metropolitana do Porto de abandonar a Associação Nacional de Municípios (AMN), Segundo o presidente da Câmara, esta tendência é verificada “por todo o país”. “Não tentem por favor achar que este é um problema do Porto ou da Área Metropolitana do Porto, porque não é. É um problema do país”, declarou.

Fotos José Alberto Nogueira