Neste fim de semana, de 17 e 18 de junho, o estádio do Varzim vai receber 1.200 jogadores de 26 clubes portugueses, num total de 96 equipas. É o regresso do torneio juvenil São Pedro Cup ao relvado do clube alvinegro. Haverá 6 miniestádios, onde serão disputados dezenas de jogos entre miúdos dos 5 aos 13 anos, divididos por vários escalões. Está garantido que cada equipa fará um total de seis jogos.
Edgar Pinho, presidente do Varzim, enalteceu o apoio da Câmara Municipal e expressou um desejo para que este torneio passe a integrar no futuro o Programa das Festas de S. Pedro. “A prova tem como grande desafio, proporcionar uma grande alegria às crianças e jovens pela sua participação”. E adiantou que entre as centenas de jogadores do Varzim que vão participar no torneio “poderão de aqui nascer no futuro atletas de referência”.
Para Edgar Pinho, “o Varzim nunca se desligou desse papel (Formação), antes pelo contrário, tem procurado contribuir de uma forma decisiva também para o crescimento, para a formação das crianças”.
Tobias Trocado, coordenador da Escola Os Tarrotes, e responsável do torneio, destacou que “será um torneio inacreditável, com dois dias e não um como é habitual. É um desafio tremendo que decidimos abraçar porque a Escola Varzim preocupa-se com a comunidade”. O treinador explicou que para a concretização deste torneio “é fundamental o apoio” do Município e do CDP com a utilização das suas infraestruturas. O antigo campo de treinos do Varzim servirá como parque de estacionamento.