A tarde de terça-feira, dia 8 de abril, foi atribulada na praia da Salgueira, na Póvoa de Varzim. Com o bom tempo, várias pessoas foram até à praia e aproveitaram para entrar no mar, algo expressamente desaconselhado e que ao longo da costa está explicado com cartazes.
No entanto, por volta das 16 horas, Associação de nadadores-salvadores Os Golfinhos foram até à praia da Salgueira numa mota 4×4, para um salvamento, mas verificaram que era “falso alarme”, uma vez que o homem que estava no mar conseguiu sair pelo próprio pé. Os meios foram acionados, pois o banhista estava a nadar já bastante longe e presumidamente estaria em apuros. Os nadadores salvadores alertaram o homem para o comportamento desadequado.
Pouco tempo depois, pelas 17h25, também na praia da Salgueira a Polícia Marítima recebeu o alerta sobre o desaparecimento de uma criança de 5 anos. O menino residente em Guimarães, que estaria acompanhado pela mãe, perdeu-se, tendo sido encontrado por um grupo de banhistas. O grupo pediu ajuda aos Golfinhos, que acabaram por serem avisados que a mãe do menor estava no Bar Ferrari. No final a criança foi entregue à mãe.