Cláudia Lima foi a vencedora a primeira edição do prémio Póvoa Inova Academy, tendo apresentado o projeto de puxador de janelas mais apreciado pelo júri do concurso.
Foi premiada pela sua criatividade e inovação – mas como foi o processo de criar algo de raiz? E o que são realmente a criatividade e inovação? Fizemos estas perguntas à estudante da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, neste dia em que se assinala o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (21 de abril).
Cláudia conta que descobriu o concurso através da ESMAD, “a propósito de uma disciplina na qual são desenvolvidos diversos projetos relacionamentos com o design industrial”. Ficou logo motivada a participar: “para além de estar sempre pronta para qualquer desafio, penso que como finalista e futura designer, um concurso como este é sempre uma porta para algo maior”, explica.
Para a estudante, criar um puxador, o desafio do concurso, “foi um processo muito desafiante por ser um ‘território novo’ para mim”, mas mesmo assim foi “muito interessante”, dada a “oportunidade de ter contacto com a indústria e com os desafios que a mesma proporciona”.
Até chegar à ideia final, foram preciso várias fases, como “a pesquisa, o processo criativo, o desenvolvimento de ideias e a experimentação”, num processo “feito individualmente, mas sempre com o apoio dos professores responsáveis pela disciplina”.
Completo o projeto, Cláudia “tinha noção” de ter feito um bom e inovador trabalho, mas “tive dúvidas se conseguiria ser premiada”. Por isso, confrontada com a vitória, “fiquei muito contente e orgulhosa com a vitória e senti-me muito realizada”.
Questionada sobre o significado da criatividade e da inovação, Cláudia Lima garante que estas são “duas características que se interligam entre si e estão relacionadas com a expressão ‘pensar fora da caixa’. Uma pessoa criativa, tem a capacidade de fazer algo novo e diferente, de criar, inventar e inovar e isso é feito a partir da imaginação. Ser criativo é algo positivo e toda a gente pode ser criativa, basta as pessoas permitirem-se imaginar”.
Por isso mesmo, “estão presentes na história da humanidade desde sempre e essa evolução aconteceu porque houve pessoas que pensaram, criaram e inovaram”. “Pode-se dizer que são as ideias criativas e inovadoras que nos fazem evoluir enquanto sociedade. É muito importante para a sociedade e para o mundo criar e inovar, porque é isso que nos vai permitir continuar a avançar, crescer, desenvolver e evoluir”, conclui.