“São João foi fenómeno de supertransmissão no Porto e arredores”

0
717

O aumento “muito acentuado” dos casos de covid na região Norte, com “incidência no Porto e arredores”, indica ter havido um “fenómeno de supertransmissão”, concretamente os festejos do São João. Quem o diz é Óscar Felgueiras, especialista em epidemiologia da Universidade do Porto, em declarações à Lusa.

“Tudo indica ter havido um fenómeno de supertransmissão na semana passada com especial incidência no Porto e arredores”, partilhou Óscar Felgueiras, referindo-se aos festejos da noite de São João, de 23 para 24 de junho, como a possível data de ocorrência.



Óscar Felgueiras disse que a situação será “mais percetível” nos próximos dias, mas que o índice de transmissibilidade, designado Rt, poderá atingir o “máximo do último ano” na região. “O ritmo de crescimento será próximo ou superior ao máximo do último ano, que se registou em outubro, com o Rt a atingir 1,30”.

Segundo a mesma fonte citada pela Lusa, é expetável que o número de novos casos de infeção “aumente durante as próximas duas semanas” e se alastre a toda a região Norte.”Neste momento, no país, a situação ainda é dominada pelo que se passa no sul, em particular na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas essa assimetria vai começar a esbater-se”.

Óscar Felgueiras disse também acreditar que o número de pessoas com a vacinação completa na região Norte pode “ajudar particularmente na contenção das hospitalizações”, embora estas tenham, ainda assim, tendência a aumentar.

Foto DR/arquivo