A manhã da última quarta-feira (28) ficou marcada pela visita do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Esta visita está inserida num périplo que Rui Armindo Freitas está a fazer por escolas do distrito do Porto, integrantes da REI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural. À chegada Rui Armindo Freitas foi recebido pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Carlos Gomes, alguns membros da direção, alunos, funcionários, a assistente social, Andreia Teixeira e o vice-presidente e vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência veio acompanhado por alguns membros da sua equipa e pelo Dr. Luís Carlos Lobo, Delegado Regional de Educação Norte. O grupo começou a visita pela sala onde os alunos que chegam à escola são recebidos pela assistente social, que dá apoio aos alunos e às famílias. Entretanto, Rui Armindo Freitas conheceu alguns alunos, quer numa das salas de estudo, quer no clube de robótica e por fim, alguns que passavam no recreio. Muitos deles, de outras nacionalidades, que falam outras línguas e têm outros costumes, mas que se sentem integrados na comunidade escolar. O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, lembrou que o trabalho feito por este governo no terreno vai dando os seus frutos, “nós também estivemos envolvidos no projeto e quando vos ouvi a primeira vez, no Porto, naquela sessão, foi também uma anteâmara disto e vão existir programas de capacitação um bocadinho à semelhança daquilo que vocês também tiveram já desde 2018”.
No entanto, Rui Armindo Freitas frisou que “vamos tentar transportar estes exemplos para mais locais, tentar ganhar a batalha da integração, sendo certo que a integração tem que ir buscar os exemplos da multiculturalidade sem nunca abular a nossa”, nesse sentido o grupo acredita que que o Agrupamento de Escolas de Escolas de Aver-o-Mar.
No final, Armindo Freitas sublinhou que não é em todas as comunidades escolares que se vive este ambiente de integração e igualdade, “a comunidade escolar não é comunidade escolar em todos os sítios é bom que se saiba” e terminou acrescentando que “nós temos aqui desde as forças de segurança, psicólogo, autarquia, pais. Temos tudo o que deve ser a rede numa comunidade se nós dizemos sempre que a escola é o princípio do tudo, só é o princípio tudo se tudo isto estiver ligado”.