Segunda-fase do projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ inicia a 16 de janeiro

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O projeto-piloto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ vai avançar para uma segunda fase na ULSPVVC, já a partir do dia 16 de janeiro. A regra da referenciação prévia mantém-se: a finalidade é “criar um circuito mais ágil e mais eficaz, para que o doente tenha melhor resposta”.

A segunda fase agora projetada alicerça-se na portaria 438/2023, de 15 de dezembro. O projeto pressupõe que o atendimento no serviço de urgência da ULSPVVC tem de ser sempre precedido pela referenciação dos utentes através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM), linha SNS24, cuidados de saúde primários, médico/a (com base em informação clínica assinada), ou outra instituição de saúde.

De acordo com comunicado do SNS, se o utente (com 18 ou mais anos) se deslocar ao serviço de urgência da ULS sem referenciação prévia, é-lhe assegurada a inscrição no serviço de urgência, bem como posterior triagem. No entanto, se a triagem gerar a prioridade com cor azul ou verde, o utente é encaminhado, de acordo com a sua condição clínica, para os cuidados de saúde primários ou para consulta hospitalar/hospital de dia da ULSPPVC, através de agendamento no próprio dia ou no dia seguinte, e não poderá ser atendido no serviço de urgência da ULS.

Mesmo assim, há exceções a esta regra: é obrigatória a avaliação no serviço de urgência a utentes acamados ou em cadeira de rodas, utentes com 70 anos ou mais, vítimas de agressão, grávidas, utentes com hemorragias gastrointestinais ou vaginais, utentes com queimaduras profundas e superficiais, utentes com antecedentes de doença oncológica ativa, doença cursando com imunossupressão, doença renal crónica ou doença arterial periférica, entre outros casos. Todas as exceções podem ser consultadas na portaria acima referida, que pode ver aqui.

“Encaminhar os doentes à resposta mais efetiva” Segundo Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde (ULSPVVC), “o objetivo é encaminhar os doentes para a resposta mais efetiva à sua condição. Com a referência prévia, serão encaminhados para o local mais apropriado, com garantia que têm resposta efetiva. É um ganho para o sistema, um ganho para o doente”, disse.

Judite Neves, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Póvoa de Varzim/Vila do Conde, completou: “há sempre garantia através do SNS24 da marcação de consulta no próprio dia ou no dia seguinte nos cuidados de saúde primários – há garantia de atendimento”.

Para os doentes que não tenham ligado ao SNS24 antes de se deslocarem ao serviço de urgência da ULS, há uma alternativa: um telefone à entrada “preparado com ligação direta para o SNS24”.