“A incerteza” devido à pandemia de saúde, a “dificuldade de captação de apoios” e a “impossibilidade de oferecer à comunidade adepta, a experiência de uma equipa Primo divisionária”, levou a direção do Clube Desportivo da Póvoa a desistir do campeonato nacional da 1ª divisão da equipa sénior masculina, escreveu a direção do clube poveiro, numa carta dirigida ao presidente da Federação Portuguesa de Voleibol.
Na missiva assinada por Caldeira Figueiredo, presidente do CDP, é ainda explicado que a presença da equipa no principal escalão da modalidade “teria que ser um projeto da cidade, com a participação ativa e coadjuvante de todas as forças vivas, cenário que no presente contexto não se tornou possível lamentavelmente”.
A decisão da direção do CDP tem efeitos imediatos na “suspensão definitiva da participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores masculinos 2020/21”, pode ler-se na carta e que foi na noite desta sexta-feira revelada pelos dirigentes do clube.
Recorde-se que a presença do voleibol do CDP na 1ª divisão durou apenas 9 jogos, realizados nos meses de setembro e outubro.
A crise na secção e no CDP começou quando à 6ª jornada, o treinador Edgar Silva e o coordenador Igor Oliveira pediram a demissão, elementos que até ao momento não explicaram as suas saídas, nem ainda reagiram a esta carta, agora tornada pública pela direção do CDP.
Leia na integra, a carta enviada a Federação Portuguesa de Voleibol
Exmo. Senhor Presidente, da Federação Portuguesa de Voleibol
O Clube Desportivo da Póvoa, instituição de utilidade pública com 76 anos de atividade ininterrupta, atravessa no momento presente, à semelhança de outras instituições com o mesmo cariz, tempos de grande incerteza e profundas dificuldades em agravamento continuo com o crescente impacto negativo da Pandemia que atualmente assola o País.
Assim, vem por este meio comunicar à Federação Portuguesa de Voleibol, pelos motivos abaixo enunciados:
– Os compromissos financeiros necessários para a prossecução do campeonato da 1ª divisão da equipa Sénior Masculina da Póvoa não se coadunam com a realidade financeira do momento presente do nosso clube inviabilizando qualquer hipótese de cumprimento da despesa implícita à continuidade da competição e colocando em causa toda a atividade formativa do Clube.
– Incerteza no calendário do Campeonato Nacional com alterações de datas e suspensão de jogos tornam os investimentos / orçamento em deslocações para treinos e vencimentos sem rentabilidade impedindo uma previsão assertiva quanto aos custos finais do campeonato;
– Os Jogos e treinos à porta fechada impedem a arrecadação de receita orçamentada, nomeadamente, receitas de bilheteira, receitas de cotização, bar, promoções inseridas no âmbito do jogo, venda de merchandesign acrescida da falta de possibilidade de garantir a visibilidade que os patrocinadores pretendem;
– Regista-se a impossibilidade de capitalização do efeito catalisador da formação por meio da equipa sénior tendo em consideração as restrições para assistência a treinos e jogos;
– Dificuldade de captação de apoios e diminuição de apoios já existentes face a esta mesma falta de visibilidade do Campeonato Nacional nos moldes atuais e conjuntura adversa das instituições e empresas patrocinadoras;
– Impossibilidade de oferecer à comunidade adepta, a experiência de uma equipa Primo divisionária e consequentemente criar novas rotinas em casa própria de partilha do nível elevado de Voleibol com aos amantes da modalidade na cidade a fidelizar.
Numa cidade com as características e dimensão da Póvoa de Varzim, vocacionada para o desporto e lazer, uma participação desportiva no mais alto escalão competitivo Nacional, teria que ser um projeto da cidade, com a participação ativa e coadjuvante de todas as forças vivas, cenário que no presente contexto não se tornou possível lamentavelmente.
Queremos registar que previamente a esta dificílima decisão foram encetados grandes esforços por parte do clube, da secção de voleibol, jogadores e patrocinadores para encontramos soluções de continuidade que se revelaram improcedentes. Assim, mediante o cenário supracitado, o Clube Desportivo da Póvoa formaliza por este meio e com efeitos Imediatos a suspensão definitiva da participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores masculinos 2020/21.
Por fim, a Direção do Clube Desportiva a Póvoa vem igualmente solicitar a Vossa Excelência, a oportunidade de apresentar, com a profundidade que este assunto merece, a gravidade dos motivos que sustentam tal decisão numa reunião em data a agendar por Vexa.
Póvoa de Varzim, 6 de Novembro de 2020,
Pela Direção
Caldeira Figueiredo