O estado do tempo vai alterar-se em Portugal a partir desta segunda-feira “devido à aproximação de uma depressão com expressão em altitude”, revela o comunicado Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim, a semana de Natal será caracterizada pela ocorrência de precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada. A precipitação será por vezes forte em diversos períodos ao longo da semana, em especial na terça-feira dia 21, havendo neste momento uma probabilidade elevada também para os dias de consoada e de Natal, refere também o IPMA
Entre os dias 23 e 26 de dezembro existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. O vento será do quadrante sul, temporariamente forte no litoral e terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h, respetivamente, nos dias 20 e 21.
Até 26 de dezembro, a temperatura do ar apresentará em geral valores amenos, 1 a 3 °C acima dos valores normais para a época do ano, com a temperatura máxima a variar entre 8 a 18 °C e a temperatura mínima a variar entre 6 a 16 °C, exceto no interior Norte e Centro no dia 20, onde varia ainda entre 0 e 8 °C.