Seminário de Saúde Mental promovido pela SANCRIS

0
97

No passado dia 5 de novembro, no Auditório de Vila do Conde, a SANCRIS em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, promoveu um seminário dedicado à Saúde Mental, reunindo profissionais, estudantes e interessados no tema para uma jornada de aprendizagem e partilha. O evento apresentou dois painéis de discussão: o primeiro abordou o tema “Demência: da prevenção à intervenção” e o segundo foi dedicado à apresentação de Projetos que promovem “Boas práticas de promoção de Saúde Mental” em Portugal.   

No primeiro painel foram abordados temas muito pertinentes na matéria como “A estimulação cognitiva na prevenção da Demência (Professora Doutora Rosa Silva) e Demência: do diagnóstico precoce à intervenção “(Professora Doutora Valéria Sousa Gomes e Professora Doutora Raquel Azevedo Freitas).  

No segundo painel foram apresentados projetos de boas práticas na promoção de Saúde Mental em Portugal, nomeadamente os projetos desenvolvidos pela Delegação Norte da Associação Alzheimer Portugal (Dr. Tiago Pinto); o Centro de Atendimento 50+ (Doutora Susana Sousa) e o Projeto SER focado na Saúde Mental, Estigma e Resiliência (Professora Doutora Sara de Sousa).  

Foi uma tarde de verdadeira partilha de conhecimentos e aprendizagem  com importantes lições.  

Em primeiro lugar, percebeu-se que a estimulação cognitiva foi um dos pontos-chave do seminário, sendo apresentada como estratégia vital para manter e melhorar as capacidades cerebrais ao longo da vida.  

Em segundo lugar, foi ainda ressalvado que o diagnóstico diferencial e atempado é muito importante uma vez que as demências não são todas iguais e, como tal, não têm a mesma progressão, nem os mesmos sintomas e consequências para a vida das pessoas.  

Em terceiro lugar, apesar de a demência não ter cura, o seu diagnóstico é fundamental para garantir um tratamento adequado e uma melhor qualidade de vida. A combinação entre uma vida saudável, o acompanhamento médico adequado e o permanecer cognitivamente ativo pode prevenir ou retardar o surgimento de alguns problemas de saúde mental.  

Em quarto lugar, a apresentação dos projetos referidos foi um momento de reflexão sobre o que se faz bem em Portugal na Área da Saúde Mental, destacando que a prevenção, a intervenção precoce e especializada e o combate ao estigma presente na nossa sociedade são pontos-chave para enfrentar as questões de Saúde Mental.  A existência de respostas sociais especializadas são cada vez mais fundamentais para dar uma melhor resposta às pessoas e às famílias que vivem e convivem de perto com os problemas de saúde mental.   

Em suma, este seminário foi um evento essencial para sensibilizar a sociedade e proporcionar ferramentas práticas que podem ser implementadas no quotidiano, contribuindo para uma vida mais saudável e equilibrada. Reafirma ainda o papel da SANCRIS na promoção de espaços de aprendizagem e partilha de conhecimentos na comunidade de Vila do Conde e arredores e o investimento na informação e formação de todos.  

Artigo escrito por Ana Sofia Alheiro, Assistente Social e Diretora Técnica da Associação de Solidariedade Social de Santa Cristina de Malta (SANCRIS).