SNS implementa projeto-piloto na Póvoa e Vila para reduzir uso inadequado das urgências

0
2722

“Hoje é um dia simbólico para o Serviço Nacional de Saúde”. O diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, apresentou nesta quarta-feira o projeto-piloto ‘Ligue antes, salve vidas’, no cine-teatro Garrett. O objetivo do projeto é evitar visitas inadequadas ao serviço de urgência por doentes agudos, ligando para a linha Saúde 24. O projeto vai ser testado inicialmente no ACeS da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

De acordo com Fernando Araújo, a iniciativa “visa qualificar a resposta ao doente agudo. O objetivo claro é criar alternativas que são mais seguras e com mais qualidade, quando alguém tem alguma doença aguda, mas que não é emergente, e onde se pode e deve deslocar [aos serviços de saúde] de forma muito mais tranquila, agendada”.

Os utentes do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde devem, então, ligar para a linha Saúde 24 antes de se deslocarem à urgência, retirando “doentes que não precisam de lá estar” e “dando espaço e condições para qualificar essa resposta ao doente agudo”, ao marcar consulta. Assim, espera o SNS, as urgências ficarão mais desimpedidas para doentes realmente urgentes.

“Aqui na Póvoa, Vila do Conde, temos a sorte de termos um conjunto de parceiros únicos que nos vai ajudar seguramente a dar essa literacia à população. Estamos a falar desde as autarquias, que são parceiros indispensáveis, até às farmácias”, adiantou o diretor executivo.

“Tivemos figuras locais que nas redes sociais vão-nos também ajudar, pessoas que inspirem confiança, que as pessoas reconheçam e que nos vão acabar por transmitir esta medida, que é muito simples, mas é muito eficaz. Antes de sair de casa, ligar SNS24”, acrescentou.