Sobe para 99 o número de infetados com Covid-19 no centro de reabilitação de Touguinha

0
4110

Depois do anúncio na sexta-feira que havia 62 pessoas infetadas com coronavírus no Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha (CARPD), em Vila do Conde. este sábado com a chegada de novos resultados, o número de infetados subiu para 99. 83 são utentes e 16 são funcionários, quase todos assintomáticos. Ainda se aguardam os resultados de mais 27 testes.

De imediato, a Misericórdia de Vila do Conde procedeu a uma desinfeção geral, interior e exterior, de todo o centro e a equipa foi “toda substituída”.

Anteriormente, “estavam duas equipas – uma em casa, outra a trabalhar – que iriam rodar a cada 15 dias. Agora, fizemos a substituição mais cedo. Os 49 que estavam, até agora, ao serviço já foram todos substituídos”, disse Rui Maia, vice-provedor da instituição.

Entretanto, a Misericórdia assegurou que os funcionários que pernoitavam na instituição durante o “turno” de 15 dias, ficam agora hospedados no Hotel Brasão, “a fim de protegerem as suas próprias famílias”, esclareceu Rui Maia.

O vice-provedor da Misericórdia disse, ainda que “há algum nervosismo, claro, mas toda a gente tem ajudado e nenhum funcionário se recusou a trabalhar. Têm sido fantásticos”.

Quanto aos 16 funcionários que acusaram positivo estão assintomáticos, enquanto nos utentes “apenas quatro têm febre ligeira e um foi para o hospital, porque tem outros problemas de saúde e, por precaução, foi internado”.