Solenidades do Corpo de Deus regressam à Póvoa de Varzim

0
2846
Foto: Arquivo

A tradição secular das festas do Corpo de Deus volta à Póvoa de Varzim na quinta-feira, depois de dois anos com solenidades mais reduzidas devido à pandemia. Para assinalar a data, a Confraria do Santíssimo Sacramento da Póvoa de Varzim, organizadora, convida a população a colocar colchas nas varandas das casas.

Segundo a Confraria, o costume empresta “maior solenidade ao préstito religioso” e torna “ainda mais festivo o cerimonial que celebramos”.

No dia 16, as festas iniciam com a missa solene, na Igreja Matriz, às 10h. O Santíssimo Sacramento será exposto a partir das 11h, e às 15h30 celebra-se o Te-Deum.

A Procissão do Santíssimo sai pelas 16h da Igreja Matriz. Com as crianças das paróquias da cidade que fizeram neste ano a Primeira Comunhão e a Procissão da Fé, vão participar no cortejo autoridades civis e militares, assim como representantes das associações e coletividades poveiras.

O percurso da procissão seguirá pela Rua da Igreja, Rua do Visconde e lado norte da Praça do Almada, com paragem em frente aos Paços do Concelho, onde da varanda principal será dada a bênção. Em seguida, o cortejo avança pelo lado sul da Praça, pela Rua Dr. Sousa Campos, lado sul da Praça da República, Rua Manuel Silva, Rua Cidade do Porto, Largo das Dores, Rua de S. Pedro e termina na Igreja Matriz.

As cerimónias na igreja vão ser solenizadas pelo grupo Capela Marta, e a procissão acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.