Os filtros são elementos obrigatórios que asseguram o bom funcionamento das máquinas e protegem os seus elementos da sujidade, pó ou detritos que entram no seu interior do ar, combustível ou outros fluidos.
Mesmo que tenha de mudar os filtros do seu carro regularmente – em quase todas as inspecções, pode prolongar a sua vida útil simplesmente limpando-os. Mas lembre-se, terá ainda de mudar todos os filtros eventualmente, uma vez que a limpeza temporária os torna ineficazes.
Como é que são os filtros de óleo?
Pode ser uma revelação para alguns, mas os filtros do óleo vêm em diferentes tipos, entre eles: de fluxo parcial, de fluxo total e combinados. Ao escolher um elemento filtrante, deve estar ciente disto. O seguinte é mais detalhado sobre cada um deles.
Neste artigo vamos falar-lhe de um filtro de óleo comprovado da Valeo.
O filtro de óleo Valeo 586506 protege o óleo que lubrifica o motor e extrair as partículas sólidas geradas no fluxo do lubrificante: partículas metálicas, partículas de combustão e pó que podem danificar e desgastar o motor. Os filtros de óleo precisam de ser trocados para reduzir a fricção do próprio motor, o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Os filtros de óleo Valeo são concebidos para bloquear partículas tão pequenas como 40 microns (40 microns), o que corresponde a metade da espessura de um cabelo humano. Substituir os filtros de óleo aproximadamente a cada 15.000 km.
O que será necessário para remover a parte antiga? Depende da situação: em alguns casos, o filtro pode ser desatarraxado à mão, e por vezes terá de se utilizar meios improvisados. Mas o método mais correcto e simples – substituição por uma chave inglesa especial.
Depois de remover o filtro antigo, é necessário verificar o local de instalação do aspirador. É necessário limpá-lo de sujidade e pó, e certificar-se de que não restam peças no local de instalação do último filtro – por exemplo, o anel o-ring. Este é um elemento de borracha do filtro, e por vezes pode separar-se da estrutura. Se um novo filtro com o seu próprio o-ring for instalado em cima dele, não funcionará correctamente, e isto pode causar fugas de óleo.
Remover a junta do orifício e remover a válvula de borracha anti-drenagem juntamente com a mola. Em alguns limpadores desmontáveis, estas peças são reutilizáveis, tal como a carcaça, caso em que não é necessário deitá-las fora. A junta, ou seja, a tampa com furos, neste tipo de filtros também não se altera – é simplesmente o fundo da caixa, através do qual o óleo flui sob pressão. Retirar uma placa especial de forma triangular com um furo no meio, se esta for fornecida no filtro. É necessário empurrá-la e torcê-la, e então terá acesso ao elemento filtrante. Retire o filtro – o mais provável é que esteja sujo e haverá óleo escuro no fundo da caixa. Livre-se do elemento usado, e lave bem todas as outras peças, limpe-as e deixe-as secar. Monte novamente a construção na ordem inversa, instalando o novo filtro no lugar do antigo.