Sorteio de cabazes de legumes para quem fizer separação de resíduos na Póvoa

0
2205
Foto: Freepik

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Horpozim lançaram a iniciativa ‘Podres de Saber’, que vai sortear cabazes de produtos hortícolas a cada três meses. Podem participar os utilizadores do serviço de recolha porta-a-porta de resíduos e os utilizadores de acesso condicionado. O primeiro sorteio é feito já no dia 4 de abril.

O concurso abrange “a generalidade da população da Póvoa de Varzim e a população da parte sul de Aver-o-Mar, da Avenida Nossa Senhora das Neves para sul, que já está servida com esta recolha”, explicou Sílvia Costa, vereadora do Ambiente da autarquia poveira. Não é preciso fazer candidatura: “quem participa automaticamente fica habilitado ao concurso”.

“O projeto prevê beneficiar quem participa nesta separação dos resíduos na lógica da economia circular”, adiantou. “Trimestralmente, é feito esse sorteio e são atribuídos seis cabazes de produtos hortícolas da nossa região, gentilmente cedidos pelos associados da Horpozim”.

Os vencedores serão sorteados através de um programa informático, sendo depois contactados.

“O nosso objetivo é incentivar as pessoas a tornarem este comportamento um comportamento normal no seu dia a dia, separarem tudo o que é resíduo alimentar, seja da preparação seja dos restos das alimentações, separarem para o contentor castanho e encaminharem para a compostagem”, afirma Sílvia Costa.

Segundo o regulamento do ‘Podres de Saber’, para participar “os utilizadores do serviço porta-a-porta têm de colocar o seu contentor castanho à recolha, nos respetivos dias, com os resíduos alimentares produzidos na habitação”, “corretamente separados e acondicionados”. “Cada utilizador está limitado a 9 participações mensais”.

Já no caso dos utilizadores de acesso condicionado, “devem utilizar os TAG RFID que lhe estão atribuídos para registar a deposição dos resíduos alimentares no contentor de via pública”. “Cada utilizador está limitado a treze participações mensais e duas aberturas diárias”.