Surto de covid-19 na comunidade piscatória de Vila do Conde

0
1006

Oito pescadores de Vila do Conde estão infetados com covid-19, divulgou esta segunda-feira José Festas, presidente da Associação Pró-Maior, e acrescentou que “há ainda um outro infetado numa outra embarcação”.

Em entrevista ao Porto Canal, o dirigente explicou que os pescadores pertencem a um barco que está parado há 14 dias, e adiantou que “há mais dois homens que trabalham nos estaleiros de Vila do Conde que também estão infetados com a doença”.

O surto está espalhado pela comunidade piscatória que tem a sua centralidade na zona de Caxinas, no entanto José Festas assegura que já foi realizada a higienização nas embarcações e também nos lugares onde têm sido detetados os casos.

José Festas criticou as entidades locais que não têm dado a devida atenção ao problema dos pescadores, nomeadamente o delegado de saúde local.

Entretanto, também esta segunda-feira, a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) avançou com o rastreio de cerca de 30 testes a outros tantos pescadores, que foram realizados no âmbito de um protocolo que a entidade tem com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Todos os pescadores infetados e os que realizaram testes estão em casa.  

Veja aqui as declarações de José Festas ao Porto Canal: http://portocanal.sapo.pt/noticia/232132