Os futuros de fevereiro do índice CAC 40 francês iniciaram uma nova semana acima da marca dos 7.000 pontos. Tentativas anteriores de voltar aos níveis de cerca de 150 pontos abaixo desse número redondo nos dois últimos pregões consecutivos foram acompanhadas por uma compra ampla dessas quedas, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt). A mesma imagem apareceu nos gráficos do índice alemão DAX nas proximidades de 15.500, e também para outros grandes mercados europeus.
Pelo menos nos próximos dias, a disposição mais expressa de adicionar novas ações às carteiras de ações existentes pode se tornar num cenário básico devido ao sentimento descontrolado predominante de dinheiro e títulos de baixa renda. Parece que a multidão de investidores pode usar qualquer oportunidade para obter preços baixos de ativos, tanto na Europa quanto na América. Quanto a este lado do Atlântico, atenção especial será dada aos dados dos índices de preços ao consumidor (IPC) na Alemanha e em França, enquanto o IPC espanhol de janeiro mostrou uma queda moderada de -0,5% mensal e superior para 6,0% “apenas” ano a ano em comparação com o valor recorde potencialmente novo altamente antecipado de 6,7% após 6,5% em dezembro.
Os movimentos de capital de títulos denominados em euros para ativos de negócios cheios de dinheiro podem se tornar mais intensos devido à maior pressão inflacionária. No entanto, a atual temporada de relatórios financeiros trimestrais e previsões corporativas para 2022 é crucial para a alocação de dinheiro para empresas específicas, acredita o analista da TeleTrade. O número de fabricantes alemães que relataram problemas com o fornecimento caiu para 67,3% em janeiro, com 81,9% há um mês, disse o instituto económico Ifo nesta segunda-feira. Isso indica uma certa flexibilização dos chamados “gargalos” para os fabricantes, o que está a ajudar a manter um clima potencialmente mais otimista no mercado.
No entanto, como o mercado chinês já está fechado para a celebração do Ano Novo Lunar, e o desenvolvimento do mercado europeu é em grande parte uma cópia dos gráficos de Wall Street, os índices dos EUA podem direcionar as ações europeias nesta semana. A maioria dos investidores está a preparar-se para ver os grandes relatórios de ganhos da Alphabet (Google), Meta Platforms (Facebook) e Amazon.
Relatórios muito impressionantes vieram da Microsoft com o seu valor de mercado de 2,3 triliões e enorme envolvimento nos lucros da cloud devido à expansão do serviço Azure e da Apple com seu crescimento de 2,7 triliões e 6,98% durante a sessão após o CEO Tim Cook revelar a estratégia de investimento Metaverse da empresa . Ambas as empresas foram os dois principais impulsionadores da grande recuperação de alta durante as duas horas de fechamento da semana passada (veja a Figura 1). Parece que a comunidade de investimentos tem mais medo de ficar presa na beira da estrada num momento em que a próxima onda possível de uma recuperação de mercado de longo prazo pode começar do que ficar cara a cara com os riscos de mercado regulares associados ao recente janeiro, com uma correção devido aos planos de aperto monetário do Federal Reserve.
Imagem 1. Grande recuperação do S&P 500 dos EUA durante o horário de encerramento da semana passada
Fonte: Investing.com
Os relatórios do quarto trimestre das empresas de cartão de crédito Visa e Mastercard na sexta-feira foram igualmente bem-sucedidos, pois suas ações ganharam 10,28% e 9,12%, respectivamente, com o último ativo a atingir altas que foram alcançadas pela última vez em agosto de 2021 (veja a Figura 2).
Imagem 2 Reação do preço Mastercard no relatório financeiro do quarto trimestre
Fonte: Investing.com
A reação do mercado norte-americano aos principais relatórios financeiros, como AMD, ExxonMobil, General Motors, PayPal Holdings, Starbucks, UBS e UPS em 1º de fevereiro, Qualcomm em 2 de fevereiro, Shell e Ford Motors em 3 de fevereiro, provavelmente determinará a direção adicional dos índices europeus também.
Isenção de responsabilidade:
As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.
Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade