TeleTrade: Os produtores de aeronaves apontam para céus sem nuvens para o resto da economia

0
864

Conforme observado pelo analista da TeleTrade José Maria Castro Monteiro (https://www.teletrade.eu/pt),
o índice composto Euro Stoxx 50 em Maio evitou quaisquer novas tentativas de mergulhar sob um nível de suporte principal de 4.000 esta semana e, finalmente, ultrapassou o recorde estabelecido em janeiro de 2008 passando os 4.050 pontos na sexta-feira, 28 de maio.

Os impulsionadores mais poderosos são componentes como o Grupo Airbus, que teve um desempenho de + € 8,8 por ação, ou mais de 9% de superávit (excedente), apenas na quinta-feira dia 27 de maio, e + 2,75% nas primeiras quatro horas da sessão de negociação de hoje; bem como a Safran, uma empresa de alta tecnologia com sede em França, que apresentou + 2,3% antes do meio-dia de sexta-feira. As apostas do mercado na recuperação da aviação mostram-se no aumento das ações da Safran no sentido que a empresa realiza pesquisa, desenvolvimento, fabricação e manutenção para propulsão aeroespacial e equipamentos de aeronaves para helicópteros comerciais e militares, satélites e drones.

Quanto à empresa principal do segmento, a Airbus obteve ganhos sólidos, atingindo uma alta de quase 15 meses, após compartilhar os planos em curso para quase dobrar o fornecimento de jatos. Os representantes da Airbus disseram que a gigante industrial estabeleceu uma meta de quase duplicar o aumento na produção das principais aeronaves de corredor único, até a meio da década atual, pois os CEOs da Airbus calculam os números a partir dos níveis mais baixos da crise.

Os planos de produção para 2021 também parecem firmes, já que a Airbus confirmou planos de aumentar a produção do A320neo de corredor único de uma taxa atual de 40 aviões por mês para 45 por mês antes do final deste ano. A próxima meta é anunciada para atingir até 64 aviões por mês até o segundo trimestre de 2023, que excede o recorde de produção anterior da Airbus de 60 por mês.

A fabricante de aviões também anunciou que estava a pedir aos fornecedores para “possibilitarem um cenário” em que seria capaz de produzir 70 jatos de corredor único por mês até o primeiro trimestre de 2024. “A longo prazo, a Airbus está a investigar oportunidades para taxas de até 75 (por mês) até 2025 “, enunciaram os mesmos no seu comunicado. A indústria de viagens domésticas nos Estados Unidos e na China está a crescer mais rápido do que a Europeia, enquanto que a produção de aviões de carga também está intimamente ligada ao tráfego de médio curso, que por sua vez acompanha a condição de uma economia global mais ampla e do Velho Mundo.(a wider global and Old World’s economy.)

Este comunicado aconteceu após apenas uma semana de o principal rival da Airbus, a Boeing Co, com sede nos Estados Unidos, divulgar que estava a discutir um aumento na produção de aviões 737 MAX de corredor único para 42 por mês até Outono de 2022. As ações da Boeing subiram de US $225 por ação para acima de US $250 em apenas seis dias quando a SMBC Aviation fez um pedido novo de 14 aviões 737 MAX adicionais. Este evento mostra uma confiança mais forte do mercado na indústria de aviões, enquanto a mesma tem lutado com questões de segurança após dois casos barulhentos de acidentes do 737 MAX na Indonésia, em Outubro de 2018, e na Etiópia, em Março de 2019, ambos devido a dados errados do sistema MCAS, seguidos pelos problemas mais recentes com o sistema elétrico.

Mas, recentemente, todos os problemas foram aparentemente resolvidos, as aprovações necessárias dos reguladores de aviação dos Estados Unidos e da Europa foram obtidas, o renascimento da Boeing também será um fator estimulante para o desenvolvimento mais rápido dos planos da Airbus.

Entre outras atrações do crescimento atual dos mercados europeus está a Inditex, dona da Zara, que teve um desempenho superior a + 1,7% na primeira metade do dia de sexta-feira, aproximando-se dos seus máximos pré-vírus na expectativa de um relatório de lucros melhor, que seria divulgado em 9 de junho. A Inditex também é afiliada a marcas famosas como Bershka e Pull & Bear.

A AXA SA, que atua no ramo de seguros de proteção financeira, acrescentou aproximadamente a mesma porcentagem ao preço das suas ações. Fatores de inflação e alguns picos nos rendimentos dos títulos geralmente estão a apoiar os retalhistas e também todos os setores bancários e de seguros.

Alguns comentários de um representante do Banco da Inglaterra mais as perspectivas de um orçamento de US $ 6 trilhões aumentado nos Estados Unidos estão a impulsionar o sentimento no segmento financeiro também.

Portanto, o analista da TeleTrade acredita que, o índice de ações bancárias na Europa atingiu a maior alta em 15 meses. Os credores britânicos, incluindo o HSBC, lideraram os ganhos seguindo um bom exemplo dos “quatro fabulosos” dos EUA, que inclui JP Morgan Chase, Bank of America, Citigroup e Morgan Stanley, enquanto todos eles apenas renovaram os seus recordes históricos durante o último mês.

José Maria Castro Monteiro
Market Analyst & Business Developer