Tempo de praia neste fim de semana não deve significar falta de cuidados no mar

0
1976

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê máximas de 26ºC e de 29ºC para sábado e domingo, respetivamente, na Póvoa de Varzim e Vila do Conde. É tempo de verão e muitos poveiros e vilacondenses certamente aproveitarão para fazer um dia de praia – no entanto, não é demais lembrar que a época balnear já terminou e não há vigilância nas praias.

O alerta vem do comandante-local da Polícia Marítima, comandante Ferreira Teles. O também capitão do porto aconselha a população a ter “muito cuidado a entrar no mar”, visto que não há nadadores-salvadores nas praias para acorrer, em caso de necessidade.

É imperativo “verificar o estado da maré” e estar muito atento à “corrente de retorno, que pode arrastar as pessoas para o mar”. O conselho do comandante passa também por evitar os mergulhos, visto que as praias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde são bastante rochosas, e manter as crianças em segurança.

“Não as deixar abandonadas ou sozinhas à beira da água e ter muito cuidado com elas. Não nos podemos esquecer que não há vigilância”, reitera.

Apesar de a Polícia Marítima e o Projeto SeaWatch da Autoridade Marítima Nacional estarem disponíveis, “pode não estar no local e demorar mais um pouco a acudir”, pelo que as eventuais vítimas estariam dependentes de outros populares, sem formação ou treino em resgate.

“Lembremo-nos que há mar e mar, há ir e voltar. Temos de mitigar o risco”, remata o comandante Ferreira Teles.

Entretanto, uma fonte da direção d’Os Delfins – Associação de Nadadores-Salvadores adiantou ao MAIS/Semanário que, neste fim de semana, irão reforçar as praias com dois nadadores-salvadores na zona urbana da Póvoa de Varzim e dois outros nadadores-salvadores na zona urbana de Vila do Conde, apoiados por bicicletas.

A complementar este dispositivo, estarão duas motos 4×4 com 2 nadadores-salvadores coordenadores – um deles a apoiar as zonas urbanas e outro a reforçar o patrulhamento e desaconselhamento a banhos na praia da Azurara em Vila do Conde.

NÚMEROS DE EMERGÊNCIA:

EMERGÊNCIA BALNEAR: 919 305 556
Piquete Polícia Marítima: 916 352 737