Tempo quente: quase todo o território continental sob alerta amarelo na quinta e sexta-feira

0
930

Na quinta e sexta-feira, 7 e 8 de julho, todos os distritos de Portugal continental, com a exceção de Faro, vão estar sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o aviso vigora entre as 9h e as 18h, em ambos os dias.

Como foi noticiado na terça-feira, o IPMA já tinha anunciado que uma “massa de ar quente e seco” seria transportada “sobre o território do continente”, o que levaria a uma subida dos valores da temperatura já a partir destra quarta-feira.

Também na terça-feira, a Direção-Geral da Saúde publicou uma série de recomendações de “medidas de proteção adicionais”, dadas as temperaturas elevadas. Esta lista inclui a procura de “ambientes frescos e arejados ou climatizados”, o aumento da ingestão de água, usar “roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo” e “evitar a exposição direta ao sol”.

A DGS recomenda ainda que sejam evitadas as “atividades que exijam grandes esforços físicos”, e que seja dada uma “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor” como as “crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas”.

Para a Póvoa de Varzim, o IPMA prevê uma máxima de 31ºC e mínima de 22ºC na quinta-feira. Na sexta-feira, a previsão aponta para máximas de 31ºC e mínimas de 21ºC.

Em Vila do Conde, na quinta-feira, a máxima prevista pelo IPMA é de 32ºC, com mínima de 22ºC. Na sexta-feira, a máxima é de 31ºC e mínima de 21ºC.