Testes rápidos à Covid nas escolas secundárias em concelhos de risco máximo

0
715

O governo vai arrancar com a testagem à Covid-19 nas escolas do ensino secundário localizadas nos concelhos de risco extremamente elevado, como é o caso de Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Num comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Educação, é explicado que “começa na quarta-feira a campanha de testagem rápida, através de testes de antigénio (Trag), nos estabelecimentos de ensino públicos e privados com ensino secundário localizados em concelhos de risco extremamente elevado”.

A tutela refere ainda que a testagem será “intensificada” caso se registem surtos ativos, “envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença”.

O objetivo deste processo passa por “aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos em alunos, pessoal docente e não docente”.

Para que o processo siga em frente, as autoridades da saúde e educação, “em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde, elaboraram um Consentimento Informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa”.

Além dos encarregados de educação e alunos, também os professores e restante comunidade escolar, terão de preencher o mesmo Formulário de Consentimento, a fim de dar seguimento ao processo de testagem.

Foto arquivo José Alberto Nogueira