Todos os jovens entre os 12 e 15 anos vão poder ser vacinados

0
806

A DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes entre os 12 e 15 anos. Em conferência de imprensa nesta terça-feira, dia 10, Graça Freitas afirma que “está aberto o caminho para a vacinação universal dos jovens”, mas que “não se tenha a expetativa que é hoje que começa”.

A recomendação da Direção-Geral da Saúde tem como base “os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos EUA e na União Europeia”, que confirmam que os casos de miocardite são “extremamente raros”.

Assim, as vacinas estarão disponíveis para os jovens entre os 12 e 15 anos, sem comorbilidades ou recomendação médica, desde que com o acompanhamento dos pais ou tutores.

Se for possível antes do ano letivo, a vacina será administrada aos adolescentes nessa altura. “Esperemos que sim, mas se não for antes do ano letivo será nos dias a seguir”, declarou a diretora-geral da Saúde.

Para os jovens com menos de 12 anos, “não há vacinas autorizadas”, disse o coordenador adjunto da comissão técnica de vacinação covid, por isso “até haver resultados dos ensaios clínicos, não faz sentido discutir a vacinação dessa faixa etária”.

A DGS continua a acompanhar a evolução do conhecimento científico, podendo atualizar as normas.

Foto de José Alberto Nogueira