A União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai apresentou um projeto piloto a implementar em várias escolas do concelho que visa promover a cultura poveira. ‘A Escola das Tradições Poveiras’ vai incluir várias iniciativas ao longo do ano letivo.
O projeto, coordenado pelo presidente da União de Freguesias, Ricardo Silva, e pelo tesoureiro e membro do executivo, Estêvão Liberal, já foi introduzido em algumas escolas através de “várias iniciativas esparsas no tempo” que “obtiveram grande aceitação por parte do corpo docente e discente”.
Agora, com uma “oferta anual de conteúdos”, ‘A Escola das Tradições Poveiras’ vai incluir duas vertentes: “uma curricular e inserida no 4ª ano do 1º CEB e outra extracurricular com a colaboração das Associações de Pais das escolas EB1 Século, EB1 Giesteira, EB1 Nova, EB1 Sininhos, EB1 Desterro, EB1 Pedreira – Argivai e EB1 Cruzeiro – Beiriz. As atividades estão sujeitas a calendarização por parte das Escolas e/ou Associações de Pais”, explica a Junta.
A cada vez mês, o projeto vai apresentar uma temática diferente – no mês de novembro, serão exploradas as siglas poveiras, seguindo-se o Natal poveiro em dezembro, a linguagem erguinas em janeiro, as bandeiras e brasões em fevereiro e Maria Pais Ribeiro, ‘a favorita de D. Sancho’, em março. Nos meses de abril, maio e junho, serão abordados a lancha poveira, os jogos tradicionais e as Festas de São Pedro, respetivamente.