Afonso Oliveira, em 5º lugar, Sandra Amorim, em 25º, e Carla Barros em 38º, são três poveiros que integram a lista de candidatos do PSD no distrito do Porto, nas eleiçoes legislativas marcadas para 30 de janeiro. As listas de todos os candidatos dos social-democratas foram aprovadas por maioria na noite de terça-feira em Conselho Nacional.
Os nomes de Afonso Oliveira, presidente da concelhia do PSD da Póvoa de Varzim, e vice-presidente da bancada do PSD na Assembleia da República, entretanto dissolvida, e de Sandra Amorim, presidente da Assembleia de Freguesia da união de freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, foram escolhidos diretamente pela estrutura social-democrata poveira.
Por sua vez, Carla Barros, atual líder dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), foi designada como representante desta estrutura Autónoma do PSD. A deputada, já reagiu na sua página do Facebook, ao afirmar que “votei favoravelmente todos os nomes ontem apresentados, para que o PSD possa estar o mais legitimado possível a ganhar as próximas eleições legislativas. Assim temos todos de trabalhar para isso” e agradeceu “a todos que institucionalmente e/ou pessoalmente me apoiaram e acompanharam nestes últimos 6 anos”.
Nas últimas eleições legislativas, a 6 de outubro de 2019, o PSD elegeu 15 deputados no distrito do Porto, entre eles dois poveiros, Afonso Oliveira e Carla Barros.