Trombonista Tomás Gomes vence Prémio António Lopes da Conceição 2023

0
1885

O Cine-Teatro Garrett recebeu a 17 de dezembro o IX Concerto de Gala da Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim. Arrancando com o tema ‘La Virgen de la Macarena’, o concerto contou com uma interpretação a solo pelo trompetista Duarte Dias, vencedor do Prémio António Lopes da Conceição 2022. O instrumentista optou pela ‘Rapsody for Euphonium’ de James Curnow.

Foi, também, distinguido o trombonista Tomás Gomes com o prémio relativo a 2023. O músico revelou, no final do concerto ao MAIS/Semanário, que “não esperava” receber a distinção, mas mostrou-se “muito agradecido”.

Tomás, que frequenta o ensino superior na ESMAE, ingressou na Banda “por volta do 6º ano” e depois na Escola de Música no 9º ano. Garante que “gosto de fazer a música aqui em casa”, na Póvoa de Varzim, e por isso espera “continuar na banda, e continuar a fazer uma boa música com todos os músicos”, poveiros. Para a atuação a solo da próxima gala, não revela para já nenhuma escolha: “há muito reportório para trombone e para banda. É só mesmo escolher e saber adaptar o melhor reportório”.

Sobre a distinção feita a Tomás, o maestro Paulo Veiga sublinhou que “foi um justo vencedor”, que contou com o voto da maioria. “Sem dúvida que é um jovem que nasceu e está a crescer na Banda. Essa é uma das funções da Banda, reconhecer os seus e tornar a prata da casa cada vez mais importante no meio”, disse, garantindo que “ganhou o Tomás, mas ganhamos todos”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).